quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Instituto Mariana- Informativo nº 35: Público Alvo

Caros amigos, associados, colaboradores, colegas e parceiros.Um pouco mais da nossa missão, estrutura e funcionamento.
O Instituto Mariana é uma associação formada pela união de pessoas envolvidas direta ou indiretamente com as questões da oncohematologia, em especial, com a necessidade de ampliação do número de leitos, gratuitos e ou subsidiados, para a realização de transplantes de medula óssea alogênicos e ou haploindênticos, em crianças e jovens adultos dependentes única e exclusivamente do SUS.

O transplante alogênico depende da presença de um doador compatível com o paciente para que possa ser realizado. Em geral, busca-se esse doador primeiramente na família do paciente, avaliando principalmente os irmãos. Na ausência de doador aparentado compatível, busca-se um doador não-aparentado compatível, através da rede de doadores de medula óssea (REDOME). Outra é a busca por uma unidade de cordão umbilical. No entanto, todo o processo de busca, contato e coleta de medula óssea de doador não aparentado pode ser demorado.Isto pode não ser viável em alguns pacientes, que necessitam de transplante urgentemente. Além disso, nem todos os conseguem encontrar um doador não-aparentado na rede de doadores.
Recentemente, foram desenvolvidas técnicas para realização do transplante de medula óssea haploidêntico. O transplante de medula óssea haploidêntico ocorre quando a compatibilidade entre doador e paciente é de apenas 50% - e não 100% como se busca normalmente. A vantagem do transplante haploidêntico é que ele pode ser realizado mais rapidamente, já que virtualmente 100% das pessoas possuem um doador haploidêntico (em geral a mãe e o pai ou algum dos irmãos), o que facilita muito a busca por um doador. Desta forma, pode-se expandir o acesso ao transplante de medula óssea para todos aqueles pacientes que não apresentem doador 100% compatível na família, sem necessidade de busca de doador não-aparentado.

Todos os casos encaminhados ou contatados através do nosso site são analisados e, quando não pertinentes a este escopo de atendimento, são orientados.Todas as mensagens encaminhados para o nosso email são respondidas.
Qualquer dúvida escreva para o Instituto
 
contato@institutomariana.org.br ou institutomariana@gmail.com

Atenciosamente.

Claudia De Crescenzo
Instituto Mariana
www.institutomariana.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário